O engenheiro ambiental formado pela Poli é preparado para adotar um conjunto de medidas de ordem técnica e gerencial, que visa assegurar que a implantação, operação ou desativação de um empreendimento sejam realizadas em conformidade com a legislação ambiental.
A procura pelo engenheiro ambiental é grande, principalmente por causa das exigências legais de proteção ao meio ambiente. Empreendimentos que exigem avaliações de impacto ambiental, como usinas termoelétricas e indústrias de base, e grandes obras de infraestrutura buscam cada vez mais esse especialista.
No setor privado, o graduado pode atuar em departamentos de planejamento e gestão ambiental de grandes indústrias, em empresas de consultoria e auditoria ambiental, entre outros.
O Curso de engenharia Ambiental da Poli é composto por 4 departamentos. Saiba mais sobre a graduação e os departamentos nos links:
Graduação em Engenharia Ambiental
O Curso
O curso foi estruturado segundo uma visão contemporânea da engenharia, abrangendo a maioria das ciências envolvidas com meio ambiente. Desse modo, a Engenharia Ambiental é um curso multidisciplinar onde participam diversos departamentos da Politécnica e outras unidades da USP.
As disciplinas da Ambiental permitem ao engenheiro trabalhar em diversas áreas e podem ser agrupadas em duas linhas principais de atuação: planejamento/gestão ambiental e processos ambientais (técnicas de tratamento).
A graduação em Engenharia Ambiental faz parte da Grande Área Civil e possui 50 vagas.
A primeira turma de Engenharia Ambiental da Politécnica iniciou o curso em 2004 o concluiu em 2006.
Grade Curricular
Confira todas as matérias da grade curricular do curso de Engenharia Ambiental, bem como seus pré-requisitos aqui.
Optativas livres sugeridas pela CoC Ambiental!